Starbucks pode pagar multa de US$ 5 milhões por “enganar”

 

Uma parcela relevante do conteúdo das bebidas geladas do Starbucks é gelo. Provavelmente quase todas as pessoas que já pediram uma dessas sabe disso, mas agora uma consumidora resolveu levar o caso à justiça.

De acordo com a NBC, uma cliente de Illinois, Stacy Pincus, entrou com um processo de US$ 5 milhões contra a rede de cafeterias por conta da quantidade de gelo usada nas bebidas. Os documentos têm a data da última quarta-feira e dizem respeito a todos os clientes que tomaram bebidas geladas da marca nos últimos dez anos.

Para Stacy, os copos de bebidas geladas contêm metade do conteúdo que deveriam – e, segundo a ação coletiva, o Starbucks faz isso de propósito. “A palavra ‘bebida’ é definida como ‘um líquido bebível’”, lê-se no documento. A sugestão é que a rede passe a usar copos maiores para os mesmos produtos.

Ainda à CNBC, uma porta-voz da companhia disse que as acusações foram feitas “sem mérito” e que os clientes “entendem que o gelo é um componente essencial de uma bebida gelada”.

Outro caso

Em março deste ano, o Starbucks já havia sofrido uma ação similar. Na época, consumidores alegaram que os funcionários da rede colocavam até 25% menos bebida do que deveriam dentro dos copos de alguns itens do cardápio de propósito.

A ação dizia que isso ocorreria nas bebidas contendo leite, que é um dos ingredientes mais caros usados pela rede. Em resposta, a marca disse que acredita completamente que as acusações não tinham mérito.

Por Paula Zogbi/Infomoney

Se prefirir leia a matéria em inglês publicada pela Mashable

Iced coffee generally follows a simple recipe: Coffee + ice.

But every great chef (or barista) knows that the ratios of your ingredients matter.

With that in mind, Starbucks has been hit by a lawsuit that claims the company has been loading up its drinks with too much ice.

“A Starbucks customer who orders a Venti cold drink receives only 14 fluid ounces of that drink — just over half the advertised amount, and just over half the amount for which they are paying,” the lawsuit argues.

Starbucks fired back in a statement sent to CNN on Monday.

“Our customers understand and expect that ice is an essential component of any ‘iced’ beverage. If a customer is not satisfied with their beverage preparation, we will gladly remake it,” said Starbucks spokesperson Jamie Riley.

Reps for Starbucks did not immediately respond to our request for comment.

The lawsuit, first reported by Courthouse News Service, was filed by Stacey Pincus in Northern Illinois Federal Court last week.

It is a class-action lawsuit, meaning just about anybody who has purchased an iced beverage from Starbucks in the last decade can join.

“Starbucks is advertising the size of its cold drink cups on its menu, rather than the amount of fluid a customer will receive when they purchase a cold drink — and deceiving its customers in the process,” the lawsuit claims.

Pincus is seeking damages that could surpass $5 million.

This is far from the first time that Starbucks has been sued for its drinks. In March, two people filed a similar suit claiming the company had been underfilling its lattes.

Others have alleged more serious claims such as serving coffee tainted with cleaning solution and that the company had discriminated against deaf customers.

 

BY JASON ABBRUZZESE/Mashable

 

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