IELTS Exame de Proficiência

IELTS: Qual a importância desse exame de proficiência?

Por que o exame IELTS é importante?

Sabe aquela dúvida sobre fazer ou não o exame de proficiência? Qual será o melhor? Será que o exame que eu quero é reconhecido no país em que pretendo estudar? Será que essa prova é certa pro meu nível? Será que eu consigo passar? OK, respire fundo e vamos a algumas respostas básicas sobre um dos mais aceitos e também um dos mais temidos exames de proficiência, o International English Language Testing System – IELTS.

Atualmente, o IELTS é um dos exames mais procurados no mundo e segundo o British Council. Ele é realizado por mais de 1.7 milhões de candidatos todos os anos, e aceito por cerca de sete mil instituições (sendo 2.000 universidades nos Estados Unidos).

O exame não reprova ninguém, porém classifica o candidato através de pontos, de acordo com o Common European Framework. Ou seja, antes de se inscrever é importante traçar sua própria meta de pontuação, para poder estudar e se dedicar de acordo com seu objetivo.

Se você pretende se candidatar a cursos de nível superior em alguma instituição internacional, é imprescindível que você tenha um exame de proficiência. No caso do IELTS, o candidato deve buscar atingir uma média mínima de 6.0 ou 6.5 na prova estilo “Academic”. Em geral, essa é a pontuação exigida na maioria das universidades.

Se o seu objetivo for trabalhar, cursar o ensino médio em países de Língua Inglesa ou solicitar visto de residência para a Austrália, Canadá ou Nova Zelândia, você pode optar pela prova no estilo “General Training”. As modalidades Reading e Writing serão diferenciadas de acordo com a versão escolhida (Academic ou General Training).

Durante o teste, cada área do Inglês (conversação/speaking, compreensão oral/listening, redação/writing e interpretação de texto/reading) será avaliada e pontuada de 1 a 9.


#PreparatórioIELTSBuchman

O IELTS pode ser feito em várias datas durante o ano e, caso você não fique satisfeito com o resultado, pode prestar o exame outras vezes e quantas vezes quiser. No Brasil ele custa por volta de R$800,00 e na Irlanda € 185. Bom, nem preciso dizer que o melhor é se preparar para fazê-lo apenas uma vez, pois além da pressão do exame em si, tem também a pressão no bolso!

O certificado não tem data de validade, porém existe um padrão internacional que recomenda que os testes de proficiência devam ser aceitos no prazo máximo de dois anos após o resultado. Então, o melhor seria programá-lo de acordo com as suas necessidades, sejam elas profissionais ou educacionais.

Em Dublin, várias escolas oferecem o curso preparatório para o exame e o momento do intercâmbio pode ser ideal pra que você se submeta a uma avaliação de proficiência, considerando que a vivência no exterior proporciona o contato direto com o idioma e deixa a gente mais animado e seguro com o Inglês.

Se você está pensando em prestar o exame IELTS, pode embarcar sem medo! O certificado representa a chance de melhores oportunidades no mercado de trabalho e também abre portas para a educação internacional. A University College Dublin – UCD e o Centre of English Studies – CES são as instituições que realizam IELTS em Dublin.

Revisado por Tarcísio Junior
Fonte: E-Dublin

Preparatório IELTS no Instituto Buchman, clique aqui e saiba mais! 

  

Fale inglês agora!
Preencha o formulário:

Me retorne: Telefone (manhã)Telefone (tarde)Telefone (noite)