Entrevista com Rodrigo Mazu: Marketing em tempos de crise

Nosso aluno Rodrigo Mazuchowski, responsável por marketing na indústria de alimentos Nutrimental em Curitiba, nos concedeu uma entrevista em inglês sobre as ferramentas de marketing que podem ser utilizadas para que as empresas possam gerenciar de forma mais inteligente os desafios que o mercado traz aos negócios enquanto em tempos de crise.

Para Rodrigo, não se deve cortar totalmente os investimentos com marketing, mas pensar de forma estratégica, reduzindo e priorizando as aplicações. Investimento com pesquisa de mercado, por exemplo, é um investimento importante, pois fornece para a empresa as informações que ela precisa para entender o que está influenciando o comportamento do consumidor e a sua decisão de compra. Ele nos conta que é importante saber se o cliente está substituindo o produto por outro de menor valor, por exemplo, e quais são os fatores que o consumidor está considerando ao fazer essa troca. Rodrigo ressalta: São informações adquiridas através da pesquisa de mercado.

Nossa professora Juliana Alvarenga, internacionalista, perguntou quais conselhos Rodrigo daria para empresas que pensam em investir no mercado brasileiro. Rodrigo ressaltou três pontos importantes: primeiro, o empreendedor deve contratar um especialista para o sistema de impostos no Brasil, pois temos um sistema muito específico e complexo. Segundo, é preciso conhecer as agencias regulatórias, pois há necessidade de adaptar-se às demandas técnicas dessas agencias. Por último, o entrevistado aponta as leis trabalhistas brasileiras, que, assim como nosso sistema de impostos, são bastante complexas e custosas. É necessário entender a burocracia, e tendo esses fatores conhecidos, as empresas são muito bem vindas ao nosso mercado.

Clique no vídeo abaixo e assista a entrevista completa em nosso canal oficial no Youtube: Buchman Institute.

Fale inglês agora!
Preencha o formulário:

Me retorne: Telefone (manhã)Telefone (tarde)Telefone (noite)