Conheça as 8 principais áreas onde o inglês é requisito mínimo.


Por mais que o Brasil não tenha a língua inglesa como nativa, saber o idioma se tornou requisito mínimo para algumas áreas, mas você sabe quais são elas?

Infelizmente, poucas pessoas têm as chances de estudar o idioma no país, e o número diminui quando falamos em fluência em inglês. No entanto, ao decidir seguir atuação em algumas áreas é muito importante ter a ciência de que o inglês será exigido, logo é necessário se dedicar para aprendê-lo. 

Inclusive, hoje em dia, ter uma graduação ou pós-graduação não é mais suficiente para se destacar no mercado de trabalho e conseguir uma boa posição em uma empresa.

Ao se ter o segundo idioma, também é possível ter uma remuneração melhor. Segundo uma pesquisa realizada pela Catho, profissionais que com fluência no inglês chegam a ganhar até 60% a mais do que os outros profissionais.

Para conferir quais são as principais áreas onde o inglês é requisito mínimo, continue a leitura!

As principais áreas que exigem o inglês

Como citamos acima, muitas pessoas infelizmente, não conseguem ter acesso ao inglês, porém se desejam seguir nas carreiras que citaremos abaixo, é muito importante que tentem aprender o idioma.

As principais áreas que exigem o inglês são:

.

  1. TI e áreas relacionadas à Tecnologia: a áreas só tem a crescer nos próximos anos e já faz parte de diversas listas com as profissionais que mais irão contratar profissionais nos próximos anos, no entanto, ter inglês é fundamental para se crescer nas áreas. Os salários dos profissionais que atuam com tecnologia podem ser bem altos, quando eles são mais experientes, afinal esse setor se tornou muito importante para diversas empresas.  

  2. Administração: é importante que o profissional que vai administrar os negócios das empresas saiba falar inglês, para que assim ele possa facilitar as negociações com fornecedores e empresas estrangeiras, caso seja necessário.
    ..
    .

  3. Marketing e Publicidade: o marketing é essencial para qualquer empresa, pois é através dele que se define e realiza as ações para geração de vendas. Já a publicidade e propaganda é importante para que os consumidores fiquem sabendo quais são os produtos disponíveis no mercado. Muitos termos em inglês são utilizados nessas áreas da comunicação, além de muitas vezes ser necessário ter contato com clientes e empresas no exterior. Por exemplo, empresas especializadas em criar sites usam linguagens de programação em inglês.

  4. Turismo: o número de estrangeiros que vieram visitar o Brasil cresceu muito nos últimos anos, principalmente quando falamos em épocas festivas e eventos, como carnaval e o réveillon, por exemplo. Para atender a esse aumento de demanda, o mercado precisa de profissionais prontos para receber esse público. Além disso, algumas empresas de turismo que estão presentes no Brasil são multinacionais.

  5. Comércio exterior: com uma grande exportação e importação de produtos, principalmente agrícolas, o Brasil precisa de profissionais com domínio no inglês para atuar no setor de comércio exterior, sendo essa uma exigência básica.

  6. Mídias sociais: elas fazem parte do marketing e publicidade, porém muitos profissionais se dedicam exclusivamente para conteúdo digital nos dias atuais. As empresas já entenderam a importância em se investir em mídias sociais, pois elas conseguem obter excelentes resultados para negócios. Os profissionais que desejam seguir nessa carreira precisam ter o inglês para atender demandas de outros países.

  7. Relações internacionais: como o próprio nome já diz, essa é uma profissão que lida com questões internacionais, logo o inglês é essencial e exigência mínima.

    .
    .

  8.  Engenharia: o setor costuma ter muito contato com empresas fora do Brasil, logo o mercado também procura por profissionais capacitados com inglês. Outro fator é que muitas empresas de engenharia são multinacionais, sendo necessário que os profissionais que atuam no Brasil tenham contato com outros funcionários que falam inglês.

 

Os benefícios em se seguir nas áreas que exigem inglês

Além de serem o sonho de carreira para muitas pessoas, as  carreiras com inglês fluente também são muito promissoras e costumam oferecer ótimos salários para cargos mais altos. 

Se você já optou por seguir em uma delas, ou ainda está em dúvida sobre qual vai escolher, mas ainda não aprendeu o idioma, saiba que hoje em dia é possível ter acesso ao inglês de forma mais simples e prática, como por exemplo, através de cursos online.

Além disso, existem diversas opções de aplicativos gratuitos, ou que cobram valores mais acessíveis que cursos, que ensinam outros idiomas, sem falar nas redes sociais que também podem te ajudar a fazer contato com pessoas de outros países.

O importante é começar agora mesmo a busca por uma solução e praticar o idioma diariamente. 

Artigo por: Lucas Widmar Pelisari

Fale inglês agora!
Preencha o formulário:

Me retorne: Telefone (manhã)Telefone (tarde)Telefone (noite)