3 dicas importantes para escrever propostas comerciais em inglês

Como montar uma Business Proposal

Vários profissionais precisam aprender a fazer uma business proposal (proposta comercial) para enviar a um investor (investidor). Uma parte fundamental no mundo dos negócios. Hoje vamos dar 3 dicas para escrever business proposals:

O QUE UMA BUSINESS PROPOSAL PRECISA CONTER?

Este documento consiste de “worksheets” (planilhas), “data” (dados), “explainers” (listas de explicações) organizadas em duas partes: a “cover letter” (carta de apresentação) e o “proposal document” (documento de proposta).

 

1) COVER LETTER

É a carta de apresentação que contém as qualifications (qualificações) de forma bem resumida e os objectives (objetivos) principais de quem está propondo o negócio. De certa forma, é a parte mais fácil de redigir, já que a proposta em si demanda uma série de dados.

2) PROPOSAL DOCUMENT

doc é praticamente um trabalho de mestrado. Começa com a title page (página do título), segue para o table of contents (índice de conteúdo) e passa para o executive summary (sumário executivo), que responde sobre o que é o product (produto), quem serão os costumers (clientes) ou target audience (público alvo). É um resumo da business proposal.

Depois do sumário, uma introduction (introdução) é realizada, contextualizando o mercado em que se insere o negócio proposto, destrinchando melhor o conteúdo do sumário. O statement of the issue (declaração de problema) demonstra a interpretação do bidder (proponente) a respeito dos problemas que o possível cliente tem e que deseja resolver com o plan of work (plano de trabalho), que vem a seguir: nessa listagem, o bidder mostra seus meios, linhas de pensamento e/ou techniques (técnicas) com as quais pretender solucionar as questões do cliente. É aqui que é preciso brilhar na escrita.

Todos os detalhes do plan of work são descritos na methodology (metodologia), acompanhada de um marketing plan (plano de marketing), em que há uma market research (pesquisa de mercado) recheada de data<. Aqui se desenha a sales projection (projeção de vendas). Sem números sustentando a hipótese do produto, uma business proposal não é nada.

business proposal ainda traz as qualifications do bidder mais esmiuçadas do que na cover letter e, obviamente, um schedule (programação/agenda), que irá colocar em uma linha do tempo a estratégia de ação. Como sempre, essa estratégia também traz uma listagem do que, com que e em que o cliente irá spend the money (gastar o dinheiro): o budget (orçamento).

Ao final, a business proposal pode trazer appendices (apêndices), com uma série de dados que complementam a apresentação. E isso é somente a parte escrita!

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3) PITCH

Logo depois de uma business proposal bem escrita, é preciso fazer o pitch (apresentação de venda), em que o bidder irá sell herself/himself (venderá seu peixe).
Nessa apresentação breve, o bidder demonstra o que é capaz de fazer, tenta impress the client (impressionar o cliente) e negotiate the terms of the agreement (negocia os termos do acordo).

Essa parte também poderá ser feita com slides, vídeos, apresentações em Flash ou Power Point, ou outros meios que façam o cliente amar a proposta e queira “invest money” (investir dinheiro).

 

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