13 dicas sobre etiqueta do mundo dos negócios ao redor do mundo



Negócios e Cultura

Você sabia que sorrir apenas por educação é visto como sinal de falsidade na Rússia? Ou que você deve pegar a comida apenas com a mão direita num almoço profissional na Índia? Se você pretende fazer networking ou fechar negócios com estrangeiros, é bom dominar o básico sobre a etiqueta empresarial fora do Brasil. Veja abaixo as regras de comportamento mais comuns em 12 países quando o assunto é trabalho. As informações são da agência de viagens britânica CT Business Travel.

 


2 Canadá

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Anton Bielousov/Flickr/Creative Commons

 

Em encontros de negócios, os canadenses costumam se vestir formalmente e chamar os participantes pelo primeiro nome. Antes de reuniões, não é comum conversar sobre outros assuntos. Interromper quem está falando também garante olhares de reprovação.

 

3 Estados Unidos

EUA

Divulgação

 

Como os canadenses, os norte-americanos não gostam de tratar parceiros de negócios pelo sobrenome. Lá, Mark Zuckerberg, o criador do Facebook, por exemplo, não seria chamado de Mr. Zuckerberg, mas apenas de Mark. Além disso, há relativa flexibilidade quando o assunto é a formalidade das roupas. Numa reunião, é preciso evitar interrupções, mas há um certo espaço para falar sobre amenidades antes de começar a negociação.

 

4 India

India

Flickr Commons / Se Mo

 

Além do aperto de mão, é habitual cumprimentar a outra pessoa com o “namastê”, aquele típico cumprimento indiano feito com as mãos unidas. A deferência e o respeito também são necessários na hora de entregar o cartão de visitas. Em almoços e jantares de negócios, a etiqueta manda pegar a comida apenas com a mão direita.

 

5 Japão

japao

Bloomberg

 

 

Como na Índia, a regra é entregar o seu cartão profissional com suavidade e gentileza – uma característica também presente no aperto de mão japonês. O código de vestimenta é sempre formal e o estilo de comunicação tende a ser indireto. Enquanto uma pessoa fala, interrupções não são permitidas.

 

6 Alemanha

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Escritório de Turismo de Karlovy Vary / Fotógrafo: Moritz Kertzscher

 

Alemães costumam ser extremamente diretos em sua comunicação profissional, até o ponto de “assustarem” os latinos com sua objetividade. Se a reunião tem um programa, é preciso segui-lo à risca. As formas de tratamento e as roupas são sempre formais.

 

7 França

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Pascal Le Segretain/Getty Images

 

Em situações profissionais, franceses se tratam pelo sobrenome e adotam um código de vestimenta formal.

Não é habitual conversar sobre assuntos mais leves antes de uma reunião: o esperado é que você vá direto ao ponto. Por outro lado, interromper uma pessoa que está falando não é considerado falta de educação.

 

8 Espanha

espanha

Thinkstock

 

A preferência nacional é por apertos de mão fortes e roupas formais. Além disso, o estilo de comunicação do espanhol é menos direto do que o de outros europeus. É perfeitamente natural conversar sobre amenidades e fugir da pauta original das reuniões.

 

9 Russia

russia

Thinkstock

 

Sorrir em situações sociais, por educação, é visto como sinal de falsidade pelos russos. O cumprimento típico é um aperto de mão forte. É preciso tratar parceiros de negócios pelo sobrenome e ir direto ao ponto nas reuniões. O código de vestimenta é sempre formal.

 

10 Hong Kong

hongkong

Barbara Will/Flickr/Creative Commons

Como em outros países asiáticos, o mais comum é tratar parceiros de negócios por formas de tratamento formais, como “senhor” e “senhora”. É rude aplicar força no aperto de mão.

Interrupções não são bem vistas e é preciso respeitar a programação das reuniões. Por outro lado, é habitual começar a conversa com um bate-papo mais informal.

 

11 Israel

israel

Getty Images

 

Os israelenses tratam seus parceiros de negócio pelo sobrenome, e entregam seus cartões de visita de forma mais solene e respeitosa do que no Brasil.

As roupas tendem a ser casuais e as interrupções à fala do outro são aceitas. Uma curiosidade sobre o calendário de Israel: a semana comercial vai de domingo a quinta-feira.

 

12 Suécia

suecia

Godewind/Wikimedia Commons

 

Os suecos preferem roupas casuais e estão habituados a chamar outros profissionais pelo primeiro nome. Seu estilo de comunicação é direto, sem rodeios, e “cortar” a fala do outro é considerado grosseiro.

Não é incomum quebrar o gelo com assuntos mais leves, mas há um limite. Se há uma programação para a reunião, é preciso segui-la.

 

 

13 Austrália

australia

Rob Deutscher/Flickr/CreativeCommons

 

Embora prefiram roupas formais, os australianos se tratam casualmente, pelo primeiro nome.

O estilo de comunicação, normalmente, é bastante direto. Falar sobre amenidades antes das reuniões é tolerado, mas sem exageros.

Matéria por Claudia Gasparini, de EXAME.com

 

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